O mundo dos queijos está sempre repleto de surpresas deliciosas e, anualmente, o World Cheese Awards promove um evento especial para reconhecer os melhores queijos do planeta. Em 2024, o grande vencedor foi o queijo Solheira Tradicional, originário da Serra da Estrela em Portugal. Vamos explorar mais sobre essa edição do evento e outros queijos incríveis que se destacaram!
Guia do Conteúdo
- O Vencedor: Solheira Tradicional
- Os Queijos do Pódio
- Queijos Brasileiros no Ranking
- Os Melhores Queijos do Mundo em 2024
O Vencedor: Solheira Tradicional
O Solheira Tradicional é um queijo com uma textura cremosa e amanteigada, que é tão delicioso que requer uma colher para ser saboreado. Produzido pela Quinta do Pomar com leite de ovelha cru e coalho da Serra da Gardunha, este queijo é o resultado de um trabalho cuidadoso em uma pequena produtora familiar com menos de 12 funcionários.
Os Queijos do Pódio
O evento contou com a participação de 240 especialistas que avaliaram 4.786 queijos de 47 países em uma sessão que durou três horas. Os jurados se dividiram em grupos para analisar cada queijo com base em critérios como aparência, corpo, textura, aroma, sabor e sensação na boca.
No pódio, o segundo lugar foi ocupado pelo Tea Fondada, da Suíça, enquanto o terceiro lugar ficou com o Alpenhorn Mifroma, também da Suíça.
Queijos Brasileiros no Ranking
O Passionata, feito pela Biopark em Toledo, Paraná, conquistou o 9º lugar e foi eleito o Melhor Queijo da América Latina. Este queijo é elaborado com leite de vaca pasteurizado e infusão de maracujá, dando-lhe um sabor único e distinto.
Outro queijo notável é o Soberano, de Bofete, no interior de São Paulo, que foi o único selecionado na categoria Super Ouro. Feito pela Queijaria Belafazenda, esse queijo possui uma massa semicozida e é inspirado no Gruyère.
Os Melhores Queijos do Mundo em 2024
- Queijo de Ovelha Amanteigado, da Quinta do Pomar – Portugal
- Tea Fondada, da Chascharia Val Müstair – Suíça
- Alpenhorn Mifroma, do Elsa Group – Suíça
- La Cava Barus García-Baquero, de Lácteas García Baquero SA – Espanha
- Bayley Hazen Blue, da Cellars at Jasper Hill – Estados Unidos
- Pecorino Bislacco al Rum e Tabacco, de F.lli Petrucci – Itália
- Blugins, da La Casearia Carpenedo – Itália
- Queijo Cremoso Leão Affineur Walo, de Walo von Mühlenen – Suíça
- Passionata, do Bioparque – Brasil
- Snertingdal ysteri Godbiten, de Snertingdal ysteri drift AS – Noruega
- Alte Hexe 9 Monate gereift, de Bodensee Käse – Suíça
- Valleclaro, de Quesos y Besos – Espanha
- Baldauf 1862 Meisterstück Alpkäse, de Baldauf Käse – Alemanha
- Tatie, da Latteria Moro di Moro Sergio – Itália
No total, 35 queijos do Brasil foram reconhecidos nesta premiação, mostrando que o país tem uma rica diversidade nesse segmento. Com a popularidade crescente dos queijos artesanais, é interessante explorar a variedade de sabores disponíveis, tanto localmente quanto globalmente!