Desvendando os Custos de Viagem na Colômbia: Um Exemplo da Vida Real
Está pensando em fazer uma viagem à Colômbia, mas está em dúvida sobre quanto vai gastar? Calma, você não está sozinho nessa! Depois de voltar da minha própria aventura, estou aqui para compartilhar exatamente quanto desembolsei. Com essas informações, espero que você consiga montar um orçamento de viagem bem equilibrado para a Colômbia.
Se você estiver mais no estilo “pule os detalhes”, a boa nova é que a Colômbia é um destino super acessível!
Guia do Conteúdo
- Sobre Minha Viagem
- Meu Estilo de Viagem
- Uma Nota sobre Moeda
- Quanto Gastei na Colômbia?
- Detalhes do Orçamento de Viagem
- Transporte
- Gastronomia
- Atividades
- Diversos
- Considerações Finais
Sobre Minha Viagem
Minha jornada pela Colômbia durou nove dias (tá bom, dez se contar meu dia de volta que foi uma maratona). Comecei em Bogotá e depois fui para Villa de Leyva e San Gil, terminando com um voo de volta para Bogotá partindo de Bucaramanga. Durante a viagem, fiz a maioria das explorações por conta própria, mas também fiz um passeio guiado a partir de Bogotá.
Meu Estilo de Viagem
Sou daquele tipo que curte viajar sozinho, mas não abro mão de um quarto privado. O meu momento a sós vale mais do que fazer amizade com outros viajantes. Assim, em cada parada, garanti um quarto só para mim, e na maioria delas, com banheiro privativo.
Uma dica: eu reservei os hotéis com antecedência pra conseguir boas tarifas que atendesse minhas necessidades. Porém, na véspera da minha viagem, recebi um e-mail do hotel em Bogotá dizendo que meu quarto tinha algum problema e eu precisaria buscar outro lugar. A opção foi correr atrás de um quarto de última hora, e, olha, as opções eram bem limitadas, por isso acabei em um lugar sem banheiro privativo.
Uma Nota sobre Moeda
A moeda da Colômbia é o Peso Colombiano (COP). Quando você pagar com dinheiro ou usar cartão de crédito, essa é a grana que vai circular por lá. Como sou americano, neste post, vou trazer os valores em dólares (USD) para você ter uma noção melhor!
Quanto Gastei na Colômbia?
Total Gasto | Média por Dia (9 Noites) | |
Hotel | $279.57 | $31.06 |
Transporte | $72.26 | $8.03 |
Alimentação | $73.50 | $8.17 |
Atividades | $90.74 | $10.08 |
Diversos | $0.30 | $0.03 |
Total | $517.29 | $57.47 |
Detalhes do Orçamento de Viagem
Agora, vamos detalhar esses números, beleza? Vou dividir as despesas e dar algumas dicas para você ajustar o orçamento, seja pra economizar ou viajar no estilo “luxo”.
Hotéis
Fiquei em quatro hotéis na Colômbia. Três eram hotéis medianos e um foi um “splurge” por ser uma rede internacional que usei na minha escala em Bogotá. No total, gastei $279.57 em nove noites, mas vamos analisar melhor isso.
Primeiro, sobre meu hotel no aeroporto. Peguei um voo noturno de Bucaramanga para Bogotá e tive uma longa escala de 14 horas. Então, a opção mais sensata foi ficar em um hotel perto do aeroporto. Essa foi a diária mais cara da minha viagem, custando $75.20. Comparado aos preços dos EUA, foi um achado. Mas para os padrões colombianos, foi quase o dobro do que paguei nos outros lugares.
Se tirarmos o hotel do aeroporto, meu custo total de hospedagem cai para $204.37 por oito noites. Vamos lá: em Bogotá, gastei $33.16 por noite em um quarto privado em um hostel. Tinha banheiro compartilhado, mas isso aconteceu porque meu hotel original cancelou em cima da hora, e eu precisei encontrar algo de última hora. Sempre vale a pena reservar com antecedência, viu?
Em Villa de Leyva, passei duas noites e paguei $23.40 cada noite, e em San Gil, três noites a $19.36. Todos com banheiro privativo e café da manhã incluso. Ah, só um toque: em San Gil, não tinha água quente. Mas, felizmente, o clima era quente, então tudo certo!
De modo geral, se você separar $25 por noite (um pouco mais em Bogotá), vai conseguir se hospedar confortavelmente.
Ajustes no Orçamento
Se você prefere opções mais baratas, é possível reduzir ainda mais os custos, especialmente se considerar ficar em dormitórios em hostels. Eu poderia ter gasto mais se quisesse um lugar mais luxuoso, mas o conforto que tive foi suficiente para mim.
Transporte
Quando falo de transporte, normalmente separo em duas categorias: transporte entre cidades e transporte dentro das cidades. Porém, na Colômbia, é mais bacana falar de uma maneira mais geral, já que não precisei me mover muito dentro das cidades.
Gastei $72.26 em transporte durante a minha estadia. Isso incluiu táxis do aeroporto, ônibus intermunicipais e ônibus regionais para passeios diários, dando uma média de $8.04 por dia. Vamos detalhar como cheguei nesse valor.
Tive dois táxis do aeroporto. O primeiro foi de Bogotá para o hostel, que custou $19.19. Escolhi o táxi Imperial (que é mais caro) em vez dos táxis amarelos comuns, que custariam metade disso. O segundo foi em Bucaramanga, que paguei $9.57, já que peguei o táxi correto.
Comprei passagens de ônibus para ir de Bogotá a Villa de Leyva ($8.98), de Villa de Leyva a Tunja ($2.76), de Tunja a San Gil ($11.50) e de San Gil a Bucaramanga ($5.75). Além disso, fiz algumas viagens curtas em ônibus locais, que custaram entre $1 e $2.
No geral, viajar dentro da Colômbia é bem acessível! Recomendo que você considere reservar o seguinte:
- Táxis do aeroporto: $10 a $15
- Ônibus locais: $2 (para um trajeto de cerca de uma hora)
- Ônibus intermunicipais: $2.50 por hora (ou seja, $10 para uma viagem de quatro horas)
Ajustes no Orçamento
Poderia ter economizado ao pegar um táxi amarelo em vez do Imperial em Bogotá, e também perguntar nos diferentes guichês de ônibus pelos preços e horários, já que eles não ficam expostos. Eu pesquisei bastante na internet, mas perguntar lá na hora pode te trazer mais opções!
Gastronomia
No total, gastei $73.50 com comida na Colômbia, o que dá uma média de $8.17 por dia. Vamos ao que importa!
Tive café da manhã incluído em Villa de Leyva e San Gil. Em Bogotá, paguei pelo café da manhã em dois dos três dias e, no terceiro, me contentei com petiscos devido a um horário apertado. O almoço era o principal da refeição, e é aí que a maior parte desse valor se concentra.
Esse valor também inclui água mineral e alguns lanchinhos que comprei no mercado. Fui atrás de refeições com preços acessíveis, sem nunca escolher o mais barato, mas também sem esbanjar em todo momento. A média de $10 por dia para alimentação parece ser uma boa base.
Vale lembrar que não é seguro beber água da torneira na maioria dos lugares na Colômbia, então optei pela água mineral. Como não sou de beber refrigerante ou álcool, meu gasto com água foi um pouco maior, mas a média é de 1500 a 2000 COP ($0.30 a $0.45 USD) por um litro nos mercados.
Ajustes no Orçamento
Se você é um amante da culinária, pode aumentar esse orçamento e se dar uns luxos! Mas você também pode economizar comendo mais pratos locais. Para o viajante médio, meu orçamento parece um bom ponto de partida, permitindo economizar, mas também aproveitar a experiência.
Atividades
E finalmente chegamos à parte das atividades! Gastei $90.74 em experiências na Colômbia. Embora esse número possa parecer alto, é importante ver para onde foi essa grana.
O maior custo foi um passeio guiado que fiz a partir de Bogotá, que custou $80.96. O resto das minhas atividades no país gastou apenas $10. Isso inclui a ida de funicular até Monserrate, o Museu do Ouro em Bogotá e a entrada para as Cachoeiras de Juan Curi em San Gil.
O restante das atividades foi de graça! Fiz trilhas em mirantes, visitei igrejas e explorei a arte de rua em La Candelaria, além de passear pelas ruas de Villa de Leyva e Barichara. Não senti que perdi algo importante, e mesmo em San Gil, não fiz as atividades de aventura, mas estava feliz com as escolhas que fiz.
Para o seu orçamento, planeje gastar entre $50 a $100 para passeios guiados. Para museus e pequenas taxas de entrada, $5 a $10 por dia é um bom valor.
Ajustes no Orçamento
Se você quiser se divertir mais, há muitas opções em Bogotá com museus e diversas atividades de aventura em San Gil. Mas, se o orçamento está apertado, o ideal é buscar as opções gratuitas e explorar o máximo possível por conta própria.
Diversos
Para encerrar, meus gastos diversos foram tão pequenos que é quase uma nota de rodapé! Apenas $0.30 para usar um banheiro na rodoviária de Tunja. Geralmente, você precisa desembolsar entre 1000 e 1500 COP ($0.25 a $0.30 USD) por esse serviço, então fique atento e tenha sempre um trocadinho à mão!
Considerações Finais
Pesquisei antes de viajar e já sabia que a Colômbia não seria um peso no meu bolso. Depois de um ano em que precisei contar cada centavo em uma viagem pela Escandinávia, foi uma ótima surpresa ver que meu custo na Colômbia ficou bem abaixo do esperado. Esse país tem tudo para você esticar o seu orçamento de viagem e ainda sobrar um dinheirinho para um capricho!
Continue Sua Aventura!
Colômbia: Se está planejando sua primeira viagem, confira meu roteiro de nove dias pela Colômbia, começando pela capital Bogotá, passando pela charmosa Villa de Leyva e finalizando na vibrante San Gil.
Mais Orçamentos de Viagem: Para mais dicas sobre orçamento, dê uma olhada nos meus orçamentos detalhados para o Chile e a Escandinávia. Vamos juntos nessa!