O primeiro trem da Linha 17-Ouro, que conectará o Aeroporto de Congonhas ao resto da cidade de São Paulo, finalmente chegou ao Brasil! A composição desembarcou no último sábado no Porto de Santos, após uma longa viagem desde a China. Vamos explorar essa emocionante novidade e entender todos os detalhes a seguir!
Guia do Conteúdo
- Como foi a chegada do trem ao Brasil?
- Quais são os detalhes técnicos dos trens?
- Qual será o impacto da Linha 17-Ouro?
Como foi a chegada do trem ao Brasil?
De acordo com o Metrô de São Paulo, a viagem durou 40 dias até o Brasil. Os cinco carros que compõem a primeira composição foram desembarcados no Porto de Santos e agora estão passando por procedimentos de liberação aduaneira. Após isso, serão transportados em cinco carretas até o Pátio Água Espraiada, onde o veículo será montado e testado antes de ser liberado para operação.
O navio “Kong Que Song” trouxe esta composição que faz parte de um lote de 14 trens encomendados pelo Metrô junto à BYD, fabricante chinesa. A próxima unidade está prevista para chegar ainda este ano, com as demais programadas para serem entregues até o final de 2025.
Quais são os detalhes técnicos dos trens?
Cada trem do monotrilho é composto por cinco carros. Os carros de extremidade têm 21 assentos cada, enquanto os intermediários possuem 24 assentos cada, totalizando uma capacidade para 616 passageiros. Todos os carros possuem assentos prioritários e áreas acessíveis para pessoas com deficiência.
- Sistema de ar-condicionado
- Iluminação LED
- Câmeras de vigilância
- Sistema de detecção e combate a incêndio
- Sistema de comunicação audiovisual com mapa dinâmico da linha
- Intercomunicador para contato ao Centro de Controle Operacional (CCO)
As laterais dos carros possuem janelas panorâmicas e também janelas tipo basculantes que podem ser abertas caso necessário. Isso garante ventilação de emergência e uma vista agradável durante o trajeto.
Qual será o impacto da Linha 17-Ouro?
A construção da Linha 17-Ouro foi retomada em setembro do ano passado e vem avançando rapidamente. A linha visa facilitar o acesso ao Aeroporto de Congonhas, conectando-o à rede de transporte sobre trilhos da cidade. Espera-se que ela beneficie cerca de 100 mil passageiros diariamente quando estiver em pleno funcionamento em 2026.
A chegada do primeiro trem é um marco importante para a mobilidade urbana de São Paulo, aproximando-nos cada vez mais da inauguração da Linha 17-Ouro. E você, animado com essa novidade? Deixe seu comentário abaixo!